Era uma vez...

  Tudo um dia chega ao fim. É triste presenciar o fim desse algo porque sabemos que muita história ficará para trás, e viverá somente na memória daqueles que viram sua existência. Esta semana estou meio retrospectivo então me coloquei a pensar em uma viagem nostálgica no tempo em grandes entidades que foram importantes ou fizeram alguma coisa que achei interessante em minha vida, ja falamos do dreamcast da sega e agora vou falar da  ENSEMBLE STUDIOS a criadora de jogos como AGE OF EMPIRES, AGE OF MITHOLOGY e HALO deixou de existir no dia 29 de janeiro desse ano. Seja qual o motivo que a MICROSOFT resolveu fechar esse e mais 3 estudios internos o importante e que muita história eles deixarão para trás, e que somente as pessoas que presenciaram, trabalharam ou conheceram seu trabalho e seus prêmios saberão que um dia eles existiram.
A ensemble produziu varios jogos de sussesso ao longo de seus 12 anos de existencia e a  microsoft ja anunciou que irá contratar alguns funcionários da ensemble para outros estudios e
Tony Goodman abrirá um novo estúdio independente com alguns dos empregados da Ensemble. Halo Wars será o último projeto da Ensemble Studios.
Bruce Shelley responsavel pelo estudio disse a entrevista:

"Todos no nosso estúdio ficaram chocados, e acredito que ainda continuam muito desapontados com o que vai acontecer", diz Shelley.
"Eu acredito que nós pensamos que estávamos imunes à conversa de fechar o estúdio devido aos nossos games já publicados, que foram bem feitos e deram lucro", disse o responsável pelo estúdio.
Mas esse não foi o caso. "Nós acreditávamos que estávamos entre os melhores estúdios do mundo, e isso pode ser verdade, mas nós não nos encaixamos nos planos futuros da Microsoft como um estúdio interno, então estamos fora".
Enquanto a Microsoft foi discreta e vaga ao descrever os motivos do fechamento, Shelley entrou em mais detalhes:
"Eles querem desviar os efetivos e os custos esperados para o funcionamento da ES para outros projetos. Parece que o custo para produzir por pessoa da ES é maior que o de outros estúdios internos (Rare, Lionhead, Forza, Flight Sim), deixando o estúdio em desvantagem".
"Os games dos outros estúdios parecem estar em uma posição mais estratégica e mais rentável para a companhia do que qualquer jogo que a ES possa produzir depois de Halo Wars", continuou Bruce.
  E assim chega ao fim mais uma grande idéia que percorreu uma brilhante tragetória e viverá na memoria daqueles que cruzaram o seu caminho. Adeus ensemble e obrigado!

Um comentário: