Por que o Dreamcast falhou?

Sei q isso ja faz muito tempo mas me esbarrrei com essa materia na internet, texto de Bruno Gonçalves
O lançamento no Japão:
O lançamento no Japão ocorreu em
25 de Novembro de 1998.
Esse foi o maior lançamento de um videogame
(com 150.000 consoles vendidos em três dias) até a chegada do Ps2(com 980.000 consoles vendidos no primeiro dia) certo?
Bem, sim e não, pois depois disso o mercado nipônico ficou sem o console até a metade de Dezembro, o que em maior ou menor escala ocasionou certa perda de interesse.
A Sega simplesmente não conseguiu entregar tantos videogames quanto ela queria.
Sem falar da pré-venda que teve que ser cancelada pelo mesmo motivo: falta de consoles.
Mesmo assim o lançamento foi um sucesso.
O lançamento nos Estados Unidos:
O lançamento nos Estados Unidos foi ainda melhor do que no Japão com 300.000 unidades vendidas, depois de pesada campanha publicitária (ela patrocinou o VMA da Mtv americana sozinha e incessantemente anunciou o Dreamcast nos intervalos).
Outro lançamento bem sucedido.
O lançamento europeu também foi excelente.
Pós lançamento no Japão:
Aqui as coisas começam a ficar ruins já que a projeção da Sega era de vender 1.000.000 de unidades até o fim do ano fiscal no Japão (fim de Março de 1999) e só tinham vendido 800.000 apesar de que o único motivo para não alcançar a projeção foi a incapacidade de produzir os consoles, mas ainda assim não era o que eles esperavam.
Depois da euforia inicial pelo console as vendas esfriaram bastante e o console vendia apenas 3000 unidades por semana contra 1000 do N64 e de 300 a 500 do Playstation 1.
Ainda no Japão temos outros problemas: a internet nunca decolou no país porque eles têm taxas telefônicas altas (mesmo para o padrão de vida deles) e o Dreamcast não conseguiu mudar isso enquanto não começaram os jogos (nessa época só navegação e nada de jogos on-line).
Pós lançamento nos Estados Unidos:
No primeiro mês de vendas a Sega conseguiu vender 518.000 consoles. No começo de Novembro já eram 750.000 vendidos e no fim de 1999 já eram um milhão de consoles, nesta taxa a Sega esperava vender dois milhões de consoles no fim de Março mas infelizmente isso não aconteceu.
A mesma coisa aconteceu nos Estados Unidos depois da euforia inicial do lançamento as vendas esfriaram muito.
E o fato de o Dreamcast ainda não ter uma rede para jogos on-line o prejudicou bastante.
O que a Sega fez certo:
A Sega acertou em cheio na linha de lançamento para o seu Dreamcast com vários títulos bons no Japão e principalmente nos Estados Unidos.
A melhor relação de jogos bons X ruins da história (coisa que nem o Playstation2 chegou perto com a sua linha de jogos meia boca para o lançamento e demora para a chegada dos jogos "de verdade" como GT3, MGS2, GTA3 e outros).
A melhor taxa de lançamentos por mês no começo do console.
Uma incrível quantidade de jogos inovadores e divertidos da própria Sega (Sonic, Crazy Taxi, Jet Set Radio, Seaman e outros) e outras 3rd party, principalmente a Capcom, que foi a softhouse que mais apoiou o Dreamcast.
O preço de seu aparelho era baixo.
Seu videogame era muito mais poderoso do que qualquer aparelho da época.
O acesso a internet era um atrativo.
Lançar o Dreamcast antes do Playstation 2(pois seria impossível competir diretamente contra o Titan da Sony).
O que a Sega fez errado:
A data de lançamento do console foi uma benção e também uma maldição já que ele pôde ter um bom tempo de vantagem sobre o Playstation2, mas a tecnologia é mais benevolente com aqueles que têm paciência e o Playstation2 é um aparelho mais poderoso por ter demorado mais para sair.
No lançamento americano a rede de jogos pela internet ainda não estava disponível. E só ficou disponível 1 ano depois, os adaptadores de banda larga eram raros.
O modem de 56K não era o ideal para jogos pela NET e a Sega of America chegou a brigar por adaptador de banda larga embutido, mas a matriz no Japão não permitiu.
A falta de uma arma (???) da Sega para jogar The House of The Dead II nos Estados Unidos foi uma coisa muito criticada por lá.
A parceria com a Microsoft para desenvolver uma versão do Windows CE pode parecer uma boa parceria já que uma das causas da falha do Saturn era a sua complexidade para programar e o Windows é a plataforma mais fácil e com mais ferramentas de apoio. Essa parecia a escolha ideal, mas não foi, já que o Windows CE era muito lento e todas as grandes desenvolvedoras que tinham as condições preferiam programar para o Dreamcast direto sem usar o Windows (será que não foi sabotagem, pois a Ms provavelmente já tinha planos para lançar seu próprio console à época), por isso são raros os games em que aparece o logo do Windows CE. Mas ainda assim o videogame é extremamente fácil para se programar.
Por que deu errado:
Finalmente chegamos ao ponto principal da questão então vamos primeiro ver o passado da Sega já que ele é em grande parte responsável pela trajetória infeliz do Dreamcast.
Na metade do da década de 90 a Sega lança seu videogame de 32-bits; o Sega Saturn, um console que foi feito para ser o melhor videogame para jogos 2D, isso mesmo polígonos não estavam nos planos da Sega, mas que foi forçado a "virar" um videogame para 3D com o inesperado lançamento do Playstation com mais poder e mais facilidade em desenvolver do que o Saturn e a política agressiva da Sony em relação ao lançamento de jogos e apoio da Square ao Playstation (foi o que decidiu a guerra Playstation X Sega Saturn, pelo menos no Japão).
Com os bolsos cada vez mais vazios a Sega se manteve como pode.
Os desenvolvedores não apoiavam mais a Sega por causa das dificuldades em programar para o Saturn e mais os fortes rumores que ela não entrega os melhores Kits de desenvolvimento para as empresas 3rd party (por isso seus jogos teriam gráficos e velocidade melhores do que os outros).
Agora voltando à época do lançamento.
Existe um pensamento lógico que costumava reger a indústria de jogos eletrônicos que é: se você tem um bom hardware, suporte de vários desenvolvedores e bons softwares a imprensa fala bem de você e os consumidores compram seus produtos então você tem mais dinheiro para investir em mais jogos.
Deveria ter funcionado, mas não foi bem assim apesar de a Sega ter a maior relação de jogos bons contra ruins e a maior seleção de jogos bons na estréia do que qualquer outro videogame ela foi amplamente ignorada na mídia especializada americana.
Isso somado ao fato que muitos proprietários de Playstation achavam que não valia a pena gastar duzentos dólares em um Dreamcast só por causa de alguns jogos melhores, gráficos melhores e a promessa distante de jogos on-line estancaram as vendas do console e dos jogos.
Ferrari F355, por exemplo, apesar de ótimas avaliações nas principais revistas do Japão, vendeu no primeiro mês menos de 20.000 unidades contra mais de 273.000 unidades de Mario Party em sua primeira semana ou as mais de 2.470.000 de unidades de Final Fantasy IX.
Shenmue cujas vendas tinham a previsão de passar de 2.000.000 de unidades só para cobrir o custo de produção de 16.000.000 dólares lutava para passar a marca de 1.000.000 de unidades.
A base instalada de Playstation 1 já estava na casa dos 50.000.000 de consoles e do N64 em 20.000.000 então ninguém realmente esperava que os jogos vendessem tanto quanto os desses consoles, mas eles vendiam bem menos do que deveriam, mesmo para um console novo.
Os desenvolvedores gostavam muito do Dreamcast ele era poderoso e extremamente fácil de desenvolver, principalmente quando comparado com o Ps2, mas as publicadoras, ou seja, as empresas que custeiam a produção dos jogos e depois cuidam do marketing e da distribuição, não estavam nada contentes com os números dos jogos de Dreamcast então era quase impossível encontrar uma empresa para publicar jogos para o injustiçado console.
A Sega ainda perdia com cada console vendido e precisava compensar com a venda de software que não estava indo muito bem.
A empresa na situação de crise que se encontrava desenvolvia ótimos jogos mas não podia fazer as muito necessárias propagandas.
Como bem disse um dos redatores da IGN.com os jogadores de verdade parecem estar sumindo, pois poucos viram a qualidade e o as possibilidades do Dreamcast e foram pelo nome Playstation, que é realmente um nome poderoso, mas não justificava virar as costas a um videogame como o Dreamcast ou a uma companhia como a Sega, mas o passado é passado.
A Sega tentou uma aproximação diferente e separou as sua AMs (como a AM2) em várias companhias diferentes:
AM1 > Wow
AM3 > Hit Maker (Virtual On: Oratorio Tangram)
AM4 > Amusement Vision
AM5 > Sega Rosso (Daytona USA 2)
AM6 > Smile Pit (Jet Set Radio)
AM7 > Over Works (Skies of Arcadia)
AM8 > Sonic Team (Sonic Adventure)
AM9 > United Game Artists (Space Channel 5)
A AM2 provavelmente não mudou de nome por que é um nome conhecido.
Essas empresas tinham que dar lucro não importando como e aí é que começaram as conversões para Playstation2, mas isso realmente não importava já que os jogos que estavam sendo convertidos já haviam sido lançados para o Dreamcast 18 meses antes então todo o potencial de vendas já havia se esgotado, a Sega a essa altura pretendia ser como a Snk foi, desenvolvendo bons jogos para seu console e depois de vender tudo que pudesse convertê-lo para outras plataformas.
A Sega declarou que para o Dreamcast ser auto sustentável ele precisaria ter uma base instalada de 3.000.000 de consoles só nos Estados Unidos antes da chegado do Playstation2, mas infelizmente isso não foi alcançado. Mesmo com a jogada inteligente da Sega no final da vida do Dreamcast de dar o console como brinde para quem fizesse a assinatura da internet do Dreamcast por dois anos o número não chegou lá (já que com essa oferta nem a Sony podia competir).
Chegou a um ponto em que a Sega simplesmente não podia mais agüentar, um ponto em que o Playstation2 alcançou uma liderança tão distante que cortes no preço já não adiantavam, novos jogos já não adiantavam, promoções já não adiantavam, o console já tinha morrido para o público americano e a Sega teve que tornar isso oficial, então o Dreamcast "morreu" em 31 de Março de 2001.
O Sega Saturn merecia falhar com seu sistema complexo e as estratégias erradas da Sega.
O Nintendo 64 também não foi um grande sucesso por causa de sua dificuldade para programar e seus cartuchos caros e com baixa capacidade de armazenamento.
Mas com o Dreamcast a Sega acertou em cheio, jogou o melhor que pode com o que tinha nas mãos e ainda assim perdeu, o Dreamcast tinha tudo; poder, jogos, internet, desenvolvedores fortes que o apoiavam e ainda assim falhou.
Todos esses fatores foram os responsáveis pela morte do Dreamcast, mas o principal foi o público que não deu ao console a atenção devida e nenhuma chance contra o Playstation2.
É muito triste que o futuro do Dreamcast tenha sido determinado pelo passado da Sega.
Esse é um resumo da trajetória desse que foi com certeza o console mais injustiçado da história.
Falou pessoal, esse texto foi resultado de muita pesquisa e tempo do meu escasso tempo livre, então gostaria de opiniões e que se alguém quiser copiar por qualquer razão pelo menos que credite a minha pessoa.

12 comentários:

  1. cara, ótimo o texto, otimo mesmo.

    parabens1

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  2. noss
    Texto muito bom
    parabens pela pesquisa foi otima

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  3. Estou emocionado, vlw msm por este apoio, talvez um dia a SEGA enchergue isto e perceba q os jogadores evoluíram e façam o dreamcast 2 e refaça a maioria dos jogos do primeiro!!!

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  4. Acho que o maior problema mesmo foi a sony afinal o sega saturno era mais dificil de programar que o playstantion e as empresas resolveram usar o console agora o pior foi o playstantion 2 nem chegou perto do dreamcast vc via pelo resident code verone olha a puta diferenca aliais nada de pirata veja com os 2 originais os falsificados do dream perde graficos (muito mas muito)

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  5. a sega errou em nao colocar de DVD, no brasil infelizmente os aparelhos que vendem sao os que tem os jogos mais pirateados, se o dremcast com DVD caisse na graça do povo , ja era ,iria vender muito mais e no futuro os jogos para dreamcast seriam melhores devido as produtores explorarem o aparelho ai meus amigos talvez o play2 nao serio tao absoluto, vejam o que o X-box 360 fez com o play 3

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  6. Maravilhosa pesquisa, sou um colecionador de videgames o meu prifirido até hoje é o Dream...
    mas as letras poderiam ser mais escuras para facilitar a visualização. Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa MaskarenzzO

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  7. o maior problema é q nada pode se comparar a estados unidos no caso a sega era o japao

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  8. Valew pelos comentarios o dreamcast tambem é o meu console favorito até hj, o meu esta guardado porque parou de funcionar, mais vaio ficar na minha estante para sempre ;)

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  9. eu tive um amor a primeira vista com o Dreamcast, e isso dura até hoje. Tenho outras consoles como Xbox 360 e outros mais clássicos, mas o Dreamcast sempre será o GRANDE para mim. Não tenho um por enquanto, mas estou a procura de um para acrescentar em minha coleção e claro, ser o ESTRELINHA da estante, Obrigado pelo texto Maskarenzzo, estava ótimo !!

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