Quando a internet se tornou uma ameaça



    Antes a internet era só um lugar para se manter conectado, compartilhar ideias, projetos, era uma verdadeira utopia. Mas agora tudo mudou.
    Quando as pessoas viram na internet um veiculo para se fazer capital e ter influência diretamente no lar das pessoas elas também destruíram tudo, literalmente. Em pouco tempo a rede mundial de computadores se tornou um campo de guerra, uma guerra silenciosa e covarde onde as vítimas somos todos nós.
    Há algum tempo está ocorrendo um sequestro de informações pessoais muitas vezes oferecido como um serviço, exemplos destes são o Google, Facebook, Microsoft, Apple e agencias governamentais como a NSA que pegam tudo, mas tudo mesmo que você e até governos de outros países fazem mesmo quando não estão navegando na rede. Você pode até achar esse texto mais um daqueles que falam sobre conspiração global mas, talvez a verdade esteja por aí mesmo.
    Recentemente o mundo comemorava mais um lançamento da gigante Microsoft pelo seu novo sistema operacional mas, opiniões de usuários atentos e especialistas em privacidade alertam:

   "O Windows 10 pode facilmente ser classificado como o maior spyware da história da informática e jogará toda a nossa escassa privacidade digital no lixo.
—Andremachado.org"

Essa é apenas mais uma opinião de pessoas contrárias a essa nova ideia mas infelizmente, a maioria dos usuários da internet não entenderão a proporção que esta tendência esta tomando.

Você pode conferir uma parte da materia publicada aqui:


Ao transformar seu sistema operacional em um serviço, a Microsoft resolveu enchê-lo de anúncios. E se o usuário quiser removê-los por exemplo do popular jogo Paciência, ele deve pagar uma assinatura premium. Mas na verdade, o sistema gera uma chave única de publicidade para cada usuário em cada dispositivo, o que permite aos anunciantes rastrearem melhor os hábitos dos usuários do sistema. É possível desabilitar esse recurso, mas essa opção está bem escondida.

Nem o wi-fi escapou!

Ao fazer login no Windows 10, todos os seus dados são automaticamente sincronizados com os servidores da Microsoft. Entre esses dados, está um recurso que compartilha sua senha de wi-fi com seus contatos no Facebook, Skype e Outlook por padrão. Apesar da aparente comodidade, essa “inovação” causa uma enorme brecha de segurança, pois mesmo que a senha seja compartilhada de forma criptografada, não será novidade se, daqui a pouco, alguém conseguir quebrar tal criptografia ou, até mesmo, usar sua conexão para atividades ilegais sem o seu conhecimento.

Conclusão

Apesar de saber que a maioria dos usuários vai ignorar os alertas desse texto, está mais do que provado que, dessa vez, a Microsoft fez questão de mostrar a verdadeira face do seu sistema. O Windows 10 pode facilmente ser classificado como o maior spyware da história da informática e jogará toda a nossa escassa privacidade digital no lixo. Ao usar Windows 10, você estará, na prática, entregando todas as suas informações pessoais para uma empresa privada que está sujeita às leis de outro país. Se os usuários finais não se importarem com esse cenário estarrecedor, grandes empresas certamente deverão ficar preocupadas. Além disso, está claro que o Windows 10 representa uma enorme ameaça à Soberania e à segurança nacionais.
Mas, então, o que podemos fazer?
  • Se você receber uma oferta para atualizar seu sistema para o Windows 10, recuse-a imediatamente.
  • Se você puder, troque seu sistema operacional por alguma distribuição de GNU/Linux. Mesmo que você não goste do sistema, ele é a única alternativa para proteger sua privacidade.
  • De preferência, instale alguma distribuição recomendada pela FSF, pois elas respeitam sua privacidade de verdade.
  • Se, mesmo assim, você precisar usar Windows 10, não utilize o sistema com uma conta online e utilize um bom firewall.
  • Entre em contato com o ministério público ou com os órgãos de defesa do consumidor de seu estado e exija que sejam tomadas providências.
  • Fale com algum político sobre esses fatos e exija que sejam criadas leis para regular essa coleta desenfreada de informações.
O cerco contra nossa privacidade está se fechando. Infelizmente, talvez o Windows 10 não seja o último capítulo dessa novela.
fonte: andremachado.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário