Olimpíadas Rio 2016

  
 Apesar de nosso país não está atravessando um dos seus melhores momentos, muita coisa boa aconteceu nos últimos tempos, muita coisa ficou só na teoria e algumas coisas ainda são um mistério.
    A pouco mais de um ano, o Brasil sediava a copa do mundo, evento que foi preparado com um certo tempo de antecedência ou, ao menos era assim que deveria ser...

   Desde a sua concepção, foram 5 anos que eram para ser usados para a sua preparação, como em certa parte aconteceu, o problema foi que muita coisa havia sido profetizada sobre a copa do mundo no Brasil, que ela geraria empregos, que o pós evento deixaria muitas obras benéficas para a população, etc. Em resumo seria a melhor coisa do mundo, o pior é que esse tipo de falácia funciona em países subdesenvolvidos como no nosso, isso porque a baixa escolaridade da maioria e a falta de interesse em buscar as informações predomina e as pessoas preferem acreditar em informações sem sem nenhuma garantia que lhes derem.
    O caso mais bizarro, na minha opinião, foi a construção da arena corinthians, o tema  foi ate assunto de matéria na revista exame da editora abril em 2014. Essa obra foi a mais cara de todo o evento, mesmo no país do futebol nenhum estádio foi aprovado para a copa do mundo sem passar por reformas, em muitos estados estadios monumentais foram construídos do nada especialmente para o evento.
    Voltando a arena corinthians o mais assustador é o valor da obra 1,2 bilhões de reais gastos com dinheiro público, que usa desde mármore grego, gramado com sistema de refrigeração e mobilias importadas do japão! E, apesar de tanto luxo o clube sequer tinha dinheiro para pagar o inicio da obra, instituição financeira nenhuma queria emprestar um centavo sequer devido ao alto nivel de chance de calote. A atual situação financeira dos clubes brasileiros não e novidade para ninguém e no caso do clube na época era superior a 310 milhões de reais entre empréstimos e dívidas com fornecedores.
    Só que o nosso ex-presidente (e corinthiano,) já tinha tudo sob controle, e mexeu os seus pauzinhos para garantir que a obra acontecesse e, usando a influência que ainda tinha, inclusive com o atual governo tratou de garantir que o dinheiro fosse liberado.
    Você pode conferir todos os dados, da divida que não será paga, aqui.
    Até hoje ainda procuro as obras benéficas deixadas pela copa do mundo, tudo que vejo é "beleza pra gringo ver": Obras inacabadas e superfaturadas, elefantes brancos espalhados por toda a parte e dinheiro de impostos que serviram para engordar muitas contas bancárias por aí.
    Agora tudo vai se repetir, porque além da copa do mundo, herdamos uma olimpíada para sediar, obras ainda mais caras estão sendo erguidas por um país em frangalhos, mais benefícios estão sendo prometidos e muitas injustiças estão sendo praticadas, mais dinheiro público gerado pelos nossos impostos sendo aplicados em mais um elefante branco por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário